O Rev. Hermisten
M. P. Costa, professor no Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José
Manoel da Conceição (JMC), escreveu uma série de artigos sobre o
tema A Origem da Escola Dominical no Brasil. (https://www.seminariojmc.br/index.php/2023/09/07/a-origem-da-escola-dominical-no-brasil/). Eis
um resumo:
A Origem da
Escola Dominical no Brasil
Os
Metodistas como Pioneiros. No dia 29 de abril de 1836
desembarca no Rio de Janeiro, proveniente dos Estados Unidos, o missionário
metodista Rev. Justin Spaulding. Nesse mesmo ano ele organizou a primeira
Escola Dominical. Mesmo o trabalho Metodista tendo um início dinâmico e
inspirador, lamentavelmente, nessa primeira fase, foi de curta duração: a
missão Metodista encerrou suas atividades no Brasil em 1841, reiniciando apenas
em 1867.
Os
Congregacionais: uma Escola definitiva. O Dr. Robert Reid
Kalley, médico e pastor escocês, acompanhado de sua esposa, Srª Sarah Poulton
Kalley, desembarcou no Rio de Janeiro no dia 10/05/1855, às cinco horas da
manhã, proveniente da Inglaterra. A Escola Dominical foi inaugurada pelo casal
Kalley na tarde de 19/8/1855, no distrito petropolitano de Schweizaerthal (bairro
suíço), na mansão “Gerheim” (“lar muito amado”). Na
ocasião a Srª Kalley leu a história do profeta Jonas, ensinou-lhes alguns
hinos e deram graças ao Senhor.
Os
Presbiterianos e a Escola Dominical. O Rev. Ashbel Green
Simonton chegou ao Brasil em 12/8/1859, vindo dos Estados Unidos. Em 22 de
abril de 1860, Simonton começou uma classe de Escola Dominical no Rio de
Janeiro, ao que parece na casa do Sr. Grunting, onde havia alugado um quarto
para a sua residência, desde 10/4/1860, por um período de quase seis meses.
Este foi o seu primeiro trabalho em português. Os textos usados com as cinco
crianças presentes (três americanas da família Eubank e duas alemãs da família
Knaack), foram: A Bíblia, O Catecismo de História
Sagrada e o Progresso do Peregrino, de Bunyan.
A Importância
da Escola Dominical
A Escola
Dominical é a Escola do Senhor, aquele que tem domínio sobre todas as coisas.
Como vimos, Deus nos deu a sua Palavra para que a conheçamos, meditemos e a
pratiquemos, sendo conduzidos a Jesus Cristo (Jo 5.39): “O conhecimento de Deus
é a genuína vida da alma….”, resume bem João Calvino. Assim, na sua
Escola, o natural e indispensável é que o Livro-texto seja a sua Palavra e, que
o currículo seja elaborado a partir daí em suas perspectivas, conteúdos e
conclusões, formando assim, um quadro de referência bíblico.
A Escola
Dominical se constitui para a Igreja e para a família em organismo de
fundamental importância. Para aqueles que por muitos ou mesmo alguns anos têm
desfrutado do privilégio de participar dessa Escola, esta afirmação não carece
de demonstração. A Igreja ao longo dos anos tem sido amplamente abençoada por
meio do ensino ministrado na Escola Dominical. Aqui ressaltamos a necessidade
de ambas – a Escola Dominical, como parte da Igreja e a família – caminharem
juntas na promoção e integração do cultivo da vida cristã orientada pelo ensino
da Palavra.
Extraído e
adaptado de https://www.seminariojmc.br. Autor: Hermisten Maia Pereira da Costa